quarta-feira, 8 de março de 2017

Mulher forte só treme mesmo na largada de uma prova

Juju finalizando o Power Man
         No dia internacional da mulher, deixo meu treino em segundo plano. Farei apenas um resumo dele lá embaixo. Sem mais delongas, abro espaço para que a triatleta homenageada assuma o comando do blog.

        Meu nome é Juanita Agostini, mas os amigos me chamam de Juju. Acabei de fazer 40 anos. Sou assessora jurídica no Tribunal de Justiça e nas horas de folga cuido da casa, curto a família e os amigos, passeio com meu cachorrinho, viajo, leio e assisto filmes. E gosto muito de praticar esportes. Sempre fui ativa. Em 2003 participei da minha primeira corrida de rua. Dez anos depois eu tava comprando uma Road, e quando me dei conta já estava nadando no mar, que é onde mais tenho dificuldade. Atualmente também faço aula de dança, pra me dar alongamento, e musculação duas vezes por semana. Eventualmente brinco de surfar de bodyboard, um prazer que retomei depois de anos. Não sou rígida em relação à alimentação, gosto de comer tudo em poucas quantidades e mais vezes ao longo do dia, e tento variar o cardápio pra mudar os nutrientes, escutando a vontade do meu corpo. Esse foi o jeito de evitar comer sempre a mesma coisa. Aprendi que comer é um dos melhores prazeres da vida. Assim, faço restrições, mas não me culpo se tiver com vontade de comer  um pudim no fim de semana, um pastel depois de um treino em São Bonifácio ou tomar uma taça de vinho à noite.

Na montanha pra São Bonifácio - pode comer pastel, pode
         O que mais me fascina no triathlon é a garra e disciplina dos colegas. Conheci pessoas incríveis, aprendi muito nas amizades e hoje sou muito feliz de conviver e compartilhar experiências com essa turma. É pura diversão quando treinamos juntos e inspiração pros momentos que preciso seguir sozinha. Essa semana os meus treinos estão com menos volume porque vou fazer o short Triathlon de Garopaba no domingo. Complemento esse preparo com massagem e acupuntura, e tenho acompanhamento de uma endocrinologista e uma cardiologista. Ah, prezo muito por boas noites de sono pra repor a energia.

Foto do treino de hoje - exclusiva para o blog 
         Meu dia hoje começou assim: ao acordar às 6h, tomei suco de um limão espremido com um pouco de água em jejum. Depois de uns minutos, uma xícara generosa de café com canela e um pinguinho de leite zero lactose com uma colherzinha de óleo de coco. Antes do treino, gosto de comer uma fruta. E hoje foi uma banana com pasta de macadâmia. Também gosto de maçã, kiwi e pitaya, que não deixam o estômago pesado. Saí pra correr antes das oito horas. O clima já estava quente e úmido. Os primeiros 3km foram progressivos pra aquecer, e encontrei um amigo de equipe que me puxou. Depois seguimos 1km leve, 1km moderado e 1km forte com dois minutos de descanso. Passei pela tradicional turma da Ironmind e saudei a minha amiga “Deusa da Raça”, Márcia Almeida, que acenou alegre pelo encontro. Finalizei com 2km regressivo. Após o treino tomei um copo de água de coco com BCAA e colágeno em pó.


         Quando a corrida é longa, ou tem natação junta (e hoje o mar estava uma piscina), dependendo da fome arrisco dois ovos mexidos depois ou uma paçoca com whey isolado ou uma fatia de pão com cottage. Se tiver muito calor, faço um suco de couve com pepino e gengibre pra refrescar. Gosto de variar. Me aprontei rapidinho e fui pra uma sessão de massagem antes do trabalho. Na marmita do almoço, hoje levei salada de rúcula e pepino, aipim cozido e frango. No meio da tarde, um iogurte, uma maçã, castanhas (às vezes damasco) ou tâmaras com nozes. À noite ainda tem musculação, sem exagero, afinal no dia seguinte tem mais. Encerro esse relato com um abraço apertado em todas as mulheres, não só pela data de hoje, mas pelo exemplo de força e beleza. E reproduzo a frase que ouvi de uma amiga pela manhã: “Mulheres lindas, fortes, bem resolvidas...temos coragem pra mudar o mundo, mas às vezes trememos diante da buzina de uma largada de prova. Kkkkk



          Aí você fica sabendo porque Juju foi quinta colocada geral feminino no ranking da Fetrisc em 2016. Não tem moleza com essas mulheres, não. Parabéns, mulheres tri. E depois de tudo isso, resta-me fazer um resumo do meu treino de hoje, que foi bem de boa por se a semana de supercompensação.

Resumo do treino

Aquecimento na bike (rolo): 45 - aproveitei pra o ver o filme Zé do Pedal.
1,5km de trote com educativos de corrida
12km de corrida – 3 séries de 4km. Primeiro em Z1 e os outros em Z3.
3km de caminhada pra desaquecimento

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário