terça-feira, 18 de abril de 2017

Depilar ou não depilar

Irominds ao fim do treino

         Não vou falar do meu desjejum. É sempre o mesmo. Já me perguntaram se eu não enjoo de omelete. Todas as vezes respondi perguntando: ‘você não enjoa de pão?’. O que mudei mesmo foi o treino de pedal no rolo. Agora recebo as instruções em potência. Sim, com o medidor de potencia o negócio virou outra coisa. E percebi de cara que antes eu alisava o pedal com a sapatilha. Caraca, a diferença entre pedalar por BPM (e/ou percepção) e por Potência é gigante.  Agora meu pedal tende a evoluir.

De olho nas métricas da potência

         Terminado o pedal, comi metade do almoço e desci pra Floripa. O treino de natação me esperava. E rendeu. Antes de começar a pancadaria, perguntei a alguns amigos o motivo de os triatletas se depilarem. Tem gente jurando que melhora a performance devido a diminuição do atrito da pele com a água. Outros acham que facilita na hora de vestir a roupa de borracha. Há quem diga que a pele lisa facilita os cuidados quando precisamos cuidar de arranhões frutos de tombos na bike. Meu amigo Ciro usa um argumento forte: “Se não fosse importante Phelps não se depilaria, melhora o deslize na água”. Alessandro, exímio velejador, é convicto: “a gente encerava e polia os barcos pra melhorar o deslize na água, é semelhante a depilação pra o nadador”. Roberto Lemos, com seus vinte e cinco anos de triathlon, é conclusivo e filósofo: “os índios se pintam, os triatletas se depilam”. De acordo com o treinador, é uma questão de ritual na tribo assim como no triathlon. E Roberto arremata: "A depilação aumenta a sensibilidade na pele e isso pode ajudar na natação, mas o ritual (depilação/pintura) de certa forma traz confiança ao guerreiro/triatleta".  O fato é que raros são os triatletas que não se depilam. Na dúvida, acho que é melhor seguir a manada. Hahaha. See you.

Alessandro (E) e Heverton (D)
Resumo do treino

Bike
















Natação:
 - 300m braçada alta
- 200m bilateral
- 6x25m a 90% com respiração bloqueada
- 8x150 braço com palmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário