sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Asfalto quente chega a amolecer solado do tênis


Dia perfeito pra correr
         Apesar da noite fresca, o sol não perdeu tempo e tratou de trabalhar cedo aqui pelas bandas do CT do Gile. O pedal de aquecimento no rolo fixo já foi uma suadeira danada. Depois foi só calçar o pisante e sair pra o longo de corrida – 18k. Sol de rachar o coco exige um bonezinho, mô filho. Aproximava-se das dez horas da manhã quando comecei a correr.  Num pace de 4’30 logo percebi que seria muito sofrido, apesar da perna estar solta. 

                  O calor só aumentava e percebi que o mais prudente era segurar a onda. Por volta do quilômetro catorze encontrei Denise, que estava caminhando no trecho e me descolou uns goles de água.  Acabei a peleia em frente a escola municipal de Santa Isabel, onde aproveitei pra tomar um meio quilo de água. De lá, caminhei por 3,5km até em casa. Metade do percurso, apesar da alta temperatura, foi feita descalço.  Detalhe: no fim da corrida o solado do tênis parecia um chiclete, de tão mole.
 
Nas subidas o calor dava um jeito de piorar
         Chegando em casa, tomei quase um litro de leite gelado. Leite in natura, claro. E caí no riacho. Sem uma nuvenzinha no céu, a hidromassagem parecia uma dádiva divina. Aí, gente boa, foi só armar a rede sobre a água gelada e descansar. Pense numa recuperação. No fim da tarde, na hora do funcional caipira, armou-se o maior temporal e tive que me contentar com a bola de pilates. A corrida não foi sofrida só pra mim, viu? Meu amigo e parceiro de Iromind, Rodrigo Rosa também passou um perrengue  danado em Floripa. Conta pra gente como foi, Rodrigo. 

A recompensa
"Iniciei o treino às 15h49'. Estava uns 34º no Rio Vermelho, no norte da ilha. A planilha mandava correr 18km moderado. O objetivo é adquirir endurance para o Iron, em maio. Geralmente faço esse treino em Jurerê pela manhã (6H) na companhia dos meus parceiros Ângelo e Cláudio. Hoje, devido a agenda de trabalho, tive que mudar o horário e o local. O trajeto de hoje a tarde é, na minha opinião, um dos mais bonitos pra se correr - Rio Vermelho/Barra da Lagoa. Depois de um breve aquecimento funcional, iniciei os cinco primeiros quilômetros num pace de 5'20. Embora fizesse muito calor, me sentia bem, confortável. Nos dez quilômetros o ritmo começou a cair (5'30) e a desidratação veio junto. Esqueci gel e água. Paguei o preço, e no quilômetro quinze o pace desceu ladeira abaixo (6'). Os últimos três quilômetros foram de perna pesada e muita sede. Hoje não foi mole. Em casa, fechei com banho de mangueira junto com o filhão. Essa foi a melhor parte. Ah, tomei 600ml de água com gengibre (dica da minha nutri Janaína Porto Alegre) e comi duas fatias geladas de melão." 

Rodrigo Rosa
Resumo do treino do Rodrigo
Distância: 18k
Tempo: 1h57
Pace: 6'28
Ganho de elevação: plano

Resumo do treino do Gile
Aquecimento
30’ de bike no rolo
1,5km trotando
Corrida
Distância: 18km
Tempo: 1h31
Ritmo: 5’04
Ganho de elevação: 253m
Pra soltar a perna
3,5km caminhando 

Bebedouro da escola salvou minha pele


Nenhum comentário:

Postar um comentário