terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pedal em São Bonifácio e bate papo com Charles Borges - Melhor triatleta amador de 2015


         Carnaval de triatleta que leva os treinos a sério é puro agito. Tem bike, natação, corrida, natação, bike, corrida, corrida, natação, bike, transição, mais transição... Ufa. No CT do Gile foi assim de sábado até hoje. No fim da tarde desta terça, os últimos visitantes se foram e deixaram só o barulho da cachoeira. Despreocupado com o relógio, saí da cama por volta das sete horas. Sandro, meu parceiro de treino e referência no triathlon, estava saindo de serviço às oito horas e não chegaria aqui antes das dez. Chegou, sim. Por volta das nove. “Vamos pedalar aonde, Gile”, perguntou. Vamos pra São Bonifácio? Respondi com outra pergunta do tipo sugestão. “Bora”, não pensou duas vezes. Àquela altura, sem uma nuvem no céu, imaginamos o calor que a gente teria pela frente. Botamos as bikes na Kombathlon e seguimos até o posto Serra Mar. Chegando ao Batlocal, encontramos os parceiros Mauro e Luska, da Just, que já haviam terminado o treino. Pedal na montanha, mesmo sem apertar muito o passo, é sempre doído. Com um sol de rachar o coco, então, é pra fortalecer músculos e mente. Mais a mente, penso. Terminamos a peleia às 13h. Pennnnnnnse num calor. Aí voltamos o mais rápido possível pra o CT. Pennnnnnnnse num banho de cachoeira gostoso. Com direito a hidromassagem. E à tarde assistimos um documentário pra lá de bom – The Barkley Marathons. E vimos que temos muito a aprender o que é sofrer numa competição.


Charles depois do treino no CT do Gile
         Um amigo triatleta que esteve conosco no CT foi o Charles Borges Costa, fisioterapeuta da CPH – equipe de Balneário Camboriú. Com 32 anos de idade na cachola, o cara já foi campeão do Troféu Brasil de Triathlon, melhor amador do Ironman Fortaleza, melhor amador brasileiro no mundial de Ironman de Kona e melhor triatleta amador 2015 pela revista Mundo Tri. Charles usa o tempo pra medir o volume de treino. Semanalmente, são dez horas de bike, quatro de corrida, quatro de natação e duas entre musculação e pliometria. Sempre que se vê parado, aproveita pra alongar. Alimentação depende o treino que ele faz. Pra correr, come crepioca ou um pão sem glúten na chapa com manteiga e café. Pra suplementar, polivitamínico, BCAA, glutamina e ômega 3. E durante a corrida usa gel de carboidrato.  No ciclismo, desde que não passe de duas horas de pedal, come o mesmo que na corrida. Se for passar de três horas, porém, ele bota pra dentro duas fatias de pão de milho ou de aipim com ovos mexidos, café e suplementos. Ontem, no CT, antes do treino de transição – bike/corrida – ele ainda adicionou bacon e salame. Durante a pedalada, toma Waxy Maize, Gatorade e come paçoca. No pós treino, a criança faz um mix de iogurte, whey, oleaginosas, amendoim, frutas secas e mel. Também gosta de tomar leite sem lactose, whey chocolate em pó, café, mel e gelo – tudo misturado. Na hora de nadar, Charles não dispensa a crepioca com pasta de amendoim e mel.

Charles depois de um treino no CT do Gile

        “Sempre me orientei com nutricionista”, explicou Charles. “Desde o que te entope de suplementos até o que segue a linha mais natural”, completou. “Hoje tenho minha dieta na cabeça, o que comer e a quantidade. E isso vai depender do treino que faço. Gosto da ideia da dieta do tipo sanguíneo, pois pra mim bateu muita coisa”, esclarece. Ontem, em plena segunda de carnaval e se preparando para o TH3, ele pedalou três horas com alguns estímulos em Z4 de 5’ depois correu 12km em Z1. Pra recuperação, o triatleta costuma caprichar nos alongamentos, não dispensa as meias de compressão, roller foam – que eu não tenho a menor ideia do que seja isso, se morde ou se dá coice – bastão de liberação, botas pneumáticas, crioterapia e contraste. Ah, e sempre que sobra tempo rola uma massagem. Obrigado pela visita, por compartilhar teus treinos e tuas experiências conosco no CT do Gile e pela parceira sempre muito bacana, Charles. Que venha o TH3, então. Aproveito e fico por aqui. Amanhã tem tiros de corrida pra melhorar a velocidade. By, by.

Sandro, Mauro, Gile e Luska


Resumo do treino de bike
Distância: 67,6km
Tempo: 2h48’
Vm: 24,2km/h
Elevação:  1.255m

Nenhum comentário:

Postar um comentário