quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cadê o portal que tava aqui?

Com chuva o dia fica mais preguiçoso
          O sítio acordou preguiçoso devido a chuva que insistia em cair. Mais barulhento do que o normal, o riacho estava com as águas um pouco turvas. E eu lembrei da poesia gaudéria do Jayme Caetano Braun que entre um verso e outro diz: “eu não gosto de barulho nem de nada se mexendo, a não ser águas correndo nas sancas de pedregulho”. Na serra é assim, se chove, refresca mesmo. E tudo fica em rotação mais baixa. Tomo minha xícara de café com a rapidez de uma tartaruga caminhando. Inicio o pedal de aquecimento bem próximo das nove horas. E assisto no youtube a um vídeo produzido por uma TV australiana. Trata-se de um documentário apresentado pela jornalista e PhD em medicina Maryanne Demasi. Ela mergulha no rentável mundo da Estatina, medicamento pra reduzir colesterol e droga mais vendida na história da medicina. Olha, mô filho, vale a pena assistir, viu. A indústria farmacêutica não tem escrúpulo quando o assunto é ganhar dinheiro. Antes que seu médico mande você tomar essa coisa, é bom saber o mal que ela pode te fazer.
 
Cadê o portal que tava aqui
         Antes de acabar o pedal, procuro alguma coisa mais engraçada pra descontrair. Vou te contar, viu: como tem gente fraca fazendo humor.  Tem humorista que até hoje não aprendeu a fugir dos termos chulos, das piadas preconceituosas e que desmerecem as mulheres. Deixa pra lá, melhor é sair pra correr. Começo com uma caminhada de 1,5km pela estrada de terra até o circuito de Santa Isabel. Daí tenho 5k progressivos. Tudo certo. Chego ao portal do lugarejo e... Cadê o portal que tava aqui? Uma madeireira foi cortar uns pés de eucalipto que estavam na beira da estrada e uma das árvores caiu em cima da construção. Quem será que vai pagar a conta. Espero que não sejam os munícipes.
 
O importante é que fiz o treino
         Tenho seis tiros de duzentos metros. Consigo fazer no tempo pedido pelo treinador. Em seguida, seis tiros de quatrocentos. Faço o primeiro. No meio do segundo tiro, um conhecido aparece na estrada, para o carro e me chama. Eu não poderia ser deselegante e prejudiquei meu treino. Quando voltei pra o terceiro tiro, senti um desconforto no adutor da coxa direita. Fiquei, como sempre faço, receoso de apertar o passo. Mas tudo bem, vamos lá. No quarto tiro, outro carro para perto de mim. Era um casal de Porto Alegre querendo informações sobre o lugar. Se foi, meu treino. Não dá pra manter a concentração. Acontece.   Nem sempre a coisa sai do jeito que a gente quer. Pra finalizar, tenho 1,6km moderado que fiz “bem moderado”. Caminhei por 3,5km pra relaxar a musculatura.
 
Ah, que almoço delicioso

          Não poderia perder o recovey no riacho. Porque ontem fiquei sem. Como um pedaço de mamão, uma manga e chupo uma laranja. Em seguida entro em casa e como três ovos com bacon, presunto e queijo.  Um churrasco é nosso almoço, isso por volta das 16h. Depois ainda dá tempo de um trabalho braçal no sitio. Uma espécie de funcional. Termino quando a noite começa a cair. Ainda bem que tem cuscuz com ovo e pão de queijo na janta. Amanhã tem pedal e natação. É hora de dormir. By.

Nenhum comentário:

Postar um comentário