domingo, 29 de janeiro de 2017

O problema do refrigerante é o gás, Guilherme?



         Quando parei a Kombathlon em frente ao posto Serra Mar, as nuvens de chuva ainda relutavam em abandonar as montanhas que iríamos subir em direção a São Bonifácio. O estacionamento não estava loteado por triatletas e ciclistas como no domingo passado. A chuva da noite, da madrugada e das seis horas espantou um punhado de gente. Só os mais focados, mais persistentes e otimistas ousaram sair de suas casas e cumprir o que suas planilhas mandavam. 

         Se não tiver muito foco, basta um meio quilo de chuva pra dissuadir quem sai de casa num domingo pra treinar. Se não for persistente, basta um contratempo pra fazê-lo continuar nos braços de Morfeu na madrugada dominical. Se não for otimista, terá certeza que um dilúvio poderá matá-lo afogado na estrada ou derrapará numa curva traiçoeira que o espera na descida da serra. Os que foram se divertiam enquanto tiravam as bikes dos carros e vestiam a armadura de combate. Porque, vou te contar, treino de montanha é uma peleia e tanto. Como diz a indiada gaúcha, entretanto, “não tá morto quem peleia”.



        Assim como nos domingos anteriores, várias assessorias se faziam representar no sinuoso e inclinado asfalto. Quase todos pedalantes partiram do posto. Nem todos adotam a linha do “quanto mais misturado melhor”, e encontrei na subida alguns que parecem ter entendido a lição da Dona Florinda – “não se junte com essa gentalha”. Um amigo por quem passei tentou justificar os isolados. ‘Nada justifica a divisão, meu caro’, argumentei. Então ele me confidenciou: “foi por isso que saí da xxxx”. E disse o nome da equipe em que treinava antes de vir pra Iromind. O problema de estarmos afastados uns dos outros é que, quando acontece um desastre, somos chamados a nos unirmos, mas não estamos acostumados ao calor do próximo. Aí, mô filho, continuaremos sendo poucos e desunidos.
 
Everso também foi. Geovanny agora é Iromind? hahaha

         Nos primeiros quilômetros, alcanço Rodolfo e vamos no mesmo ritmo, fazendo força e botando a conversa em dia. Numa depressão na pista, que o governo insiste em deixar lá prejudicando quem passa, minha caramanhola com água e gengibre resolve me abandonar. Eu não havia dado um gole, sequer. Rodolfo oferece um pouco da que levava, mas a sede ainda não me incomodava. Voltando de São Bonifácio, encontramos o coach Roberto Lemos que nos convida a retornar à cidade pra alongar mais o pedal. Agora somos três no mesmo ritmo. Numa subida, passamos um grupo que deixava pedaços de pulmão no caminho. Reconheço um dos triatletas e digo que estou sem água. Era o Guto, parceiraço da Just. Ele pega uma caramanhola cheia e me entrega. “Pode ficar, Gile, vou encher a outra na bica, tá pertinho”. Quanto mais misturado, mió, gente boa. Valeu, Guto.

Guto, Euzinho e Gui com sua Pureza

         Uma caramanhola de água foi o suficiente pra eu garantir os 100km do dia. No quilômetro oitenta comi as duas bananas que levava no bolso da camisa. Foi, digamos, meu café da manhã. Quando cheguei em casa ainda comi um mamão antes de almoçar.
Vencido os cem quilômetros, reencontro Guto no posto. Em seguida chega seu treinador, Guilherme Cunha. Guto saca uma garrafa de dois litros de Pureza e entrega ao Gui, que num golaço quase some com todo o refrigerante. E aí solta um arroto que mais parece um hipopótamo raivoso. Justifica, porém: “o problema do refri é o gás, por isso fiz isso”. Hahaha. Já no CT, tomo um banho no riacho gelado e subo pra o almoço. 
É hora do almoço
         Carne com capa de gordura era bem o que eu precisava. Verdura é o complemento ideal. De sobremesa, uma xícara de café com leite. A chuva que insistiu em cair por toda a tarde deu-nos a opção de assistir um filme. No lanche, queijo com pasta de amendoim e pedaços de coco. Mais tarde, um pãozinho de queijo, minha iguaria favorita. Caso dê fome mais tarde, uma sopa estará me esperando. Amanhã começa uma semana de treinos mais leves, de assimilação. Bora?

Resumo do treino
Distância: 100,3km
Tempo: 3h37’
Vm: 27,6

Ganho de elevação: 1.447m





Nenhum comentário:

Postar um comentário