quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Três ETs cruzaram meu caminho

Cesar, Tarso, Juan e Euzinho
         Eu havia conversado com o Juan ontem e sabia que eles passariam em Santa Cruz da Figueira por volta das oito horas. “Eles, quem, Gile”, você deve estar me perguntando. Calma, calma. Não priemos cânico, como dizia o filósofo Chaves. Juan Pablo é um amigo que conheci por intermédio do meu parceiro e “ídalo” Rafael Pina. Outro dia escrevo a respeito do Pina porque o cara merece um post só pra ele. Juan é um típico atleta de endurance. Participou de provas duríssimas mundo a fora. Entre elas, destaco as 9h correndo na Cordilheira dos Andes com altitude chegando a 4.200m na trilha Inca até Machu Picchu. Não menos dolorosa, foram as 29h pedalando nas montanhas da Pennsylvania. É bruto, esse animalzinho. A última peripécia desse monstrinho amestrado foi fazer, junto com outros nove ETs, o Fodaxman – a competição nas distâncias de Ironman mais cruel das Américas. 
Os ETs Saindo de Floripa 
         O danado se inscreveu para a Travessia Torres/Tramandaí, uma corridinha curta de 82k. Ele e o Tarso Soares, um dos ETs do Fodaxman. E o que são 82k pra esses caras? Pra dificultar um pouco a coisa, resolveram ir de bicicleta até o local da prova. Louco atrai desmiolado, só pode ser. E eles arregimentaram pra o time outro casca grossa que seguiria junto – Cesar Zaniboni, atleta de endurance que tem a marca de 4h40’num Meio Iron.
 
Montaria do Juan
          É isso, mô filho. Juan havia me dito que sairiam de Floripa por volta das 5h e que, provavelmente, chegariam ao posto Serra Mar, em Santa Cruz da Figueira, município de Águas Mornas, no horário que eu disse na primeira frase deste texto. Eu não perderia a oportunidade de encontrar essa trupe na estrada. Pra isso, acordei às 6h15’, quando o dia começava a despontar. 
Pra espantar os 14 grados
         Os 140 no termômetro foram afastados por uma xícara de café com leite bem quente. Desci com a Kombathlon até o meu circuito, saquei a magrela e iniciei meu pedal às 7h05, sem sol mesmo. Cadência alta, socando a bota pra aquecer o corpitcho. Dei uma volta de dez quilômetros, peguei a BR-282 e despenquei na direção do posto. Era cedo ainda e segui no rumo de São Bonifácio. Tinha treino de tiro e resolvi fazê-lo na montanha. Terça é dia de torcer o cabo. Passados 30km, acelero mais forte por 6km e depois acelero mais ainda por 2km. Faço um giro solto por dois minutos e repito a série outras duas vezes. Terminado o suador, entro no Serra Mar com a certeza de que o trio lá se encontra.
Pense num trio bruto
          Juan e Tarso envergando uma camisa alusiva ao Fodaxman e Cesar, no mais discreto estilo caneta marca texto, comiam alguma porcaria na entrada da loja de conveniências. Hahaha. Vão querer me arrancar o couro. Cá pra nós: pra andar em nossas estradas é preciso chamar atenção mesmo. Tá certíssimo, amigo Cesar.  Ao me ver chegar, o “pé de alface”  já brinca: “Chegou um triatleta com capacete do Jaspion”. Hahaha.
 
Olha a felicidade de quem venceu mais uma serra
         As bikes dos caras são suas casas. Tem barraca, colchonete, roupas, comida e peças de reposição para as montarias, caso precisem. Tento erguer a bicicleta do Juan e quase não consigo. Caramba, como é pesada. Ficamos cerca de dez minutos papeando, falando de cicloturismo, de triathlon e de Ironman. É hora de voltar pra casa. Despedimos-nos e desejo boa viagem pra eles. Subo a serra acelerando como nunca. Hora, seria vergonhoso subir lento com uma bike tão leve quanto a minha, se comparada a deles. Por isso é ótimo ter boas referências. Uma ponta de inveja me acompanha. Um dia também pego a estrada com essa galera.
 
Descanso merecido ao chegar em São Bonifácio
         Compromissos em Florianópolis impedem que eu entre no riacho pra o tradicional recovery. Chupo uma manga, como uma maçã e engulo três ovos com presunto e bacon. Meia hora antes de nadar, sou obrigado a comer duas sobrecoxas de frango e alguns legumes. Aguentei a pancadaria na piscina. Depois encarei o forno que era a cidade. Por volta das 17h já estava em meu CT, comendo pão de queijo e coco com pasta de amendoim. Na janta, cuscuz com ovo. A chuvarada me empurrou mais uma vez pra dentro de casa. O friozinho de fim de tarde me fez vestir manga comprida. Amanhã tem mais, tem tiro de corrida.  Onde estarão meus amigos ETs a essa hora?
 
Hora do lanche
Resumo do treino de bike
Distância: 60km
Tempo: 2h04
Vm: 28,9km/h
Ganho de elevação: 897m
Resumo do treino de natação

Tempo: 55’de pancadaria - hahaha

Recompensas que a viagem proporciona 

4 comentários: