segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Correr no asfalto pode ser mais confortável do que na estrada de terra

Caminhar descalço ao fim do treino é ótimo
         Após quarenta minutos aquecendo no rolo, saí pra cumprir os doze quilômetros de corrida. Só no cafezinho, pra pirar o cabeção da turma que adoooooora encher o bucho de carboidrato quando acorda. “O café da manhã é nossa principal refeição”, defendem uns e outros adeptos de um pré-treino turbinado. Tô zoando. Cada quá com seu sarapiquá, como diz o ditado. Prefiro o cafezinho com leite. Pança cheia me incomoda pra caramba. Saio no meu trote por um quilômetro e meio de estrada cascalhada, descendo a montanha,  aproveitando pra fazer alguns educativos de corrida. Chegando ao asfalto, ligo o Garmim e começo a correr. Depois de dois quilômetros e meio, pego uma estradinha de terra com ligeira inclinação, conforme recomendou a planilha da Iromind. Fujo do asfalto pra diminuir o risco de lesão.

Tem coisa melhor do que correr num lugar assim? 
         Quando termino os 12k, tiro os tênis e caminho descalço. Pela primeira vez vou fazer isso no asfalto. São três mil metros caminhando, e a metade da distância é asfalto. A outra é a estrada cascalhada que desci trotando e agora vou subir. Por increça que parível, o asfalto é bem mais confortável que o cascalho. Em um piso ou no outro, a sensação de andar sem tênis é muito boa. Pretendo mesmo é correr assim. Não quero, entretanto, mudar repentinamente e me lesionar. Farei a adaptação gradual. Com o passar do tempo, a tendência é que eu use o menos possível os tênis. Pra isso venho estudando com afinco o assunto. E contando com o suporte de alguns amigos que já fazem isso. Um colega chegou a me dizer que tem tênis que me deixaria muito mais rápido. Uma coisa assim ultra/mega/hiper tecnológica. Tá dispensado, prefiro ser um pouco mais lento e saudável que ligeiro e lesionado.

Hidromassagem 
        Chegando ao CT, dois copos de leite gelado, duas bananas e uma laranja antecedem os ovos com bacon e presunto. Aproveito o embalo e vou roçar o mato que insiste em crescer e fazer do sítio uma selva. E aí vão mais duas horas de serviço. Valendo-se do fato de que também sou “fi” de Deus, e que estou mais do que suado, mergulho na água gelada do riacho sagrado. A hidromassagem faz um bem danado. Saio zero bala. E não farei mais nada de exercício no resto do dia. Ah, chega, né. Hahaha.

Funcional Roçadeira - hahaha
Zerando a panturrilha

Resumo do treino
Bike no rolo: 40'
Caminhada: 1,5km - 12'
Corrida 12km
Tempo: 1h06
Ritmo: 5’28”
Ganho de elevação: 168m
Caminhada descalço: 3km - 34'
Funcional/Roçadeira: 2h
Tempo total em atividade: 4h32'

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk tu és o mito Gile ! muito bom o BLOG!! e a parte que mais me identifiquei foi o funcional roçadeira! é uma terapia!!!

    ResponderExcluir