sábado, 4 de março de 2017

Fábio Ribeiro, médico e triatleta, conta como foi seu treino de transição hoje

Márcia Almeida e Marcelo Marjoros posando pra o blog  hahaha
         Segundo meu amigo Kybe Nelson, eu não deveria descrever meu treino de transição feito hoje em Jurerê. O motivo? Cheguei atrasado e não fui nadar com a turma das 6h45, que tinha 3.000m pra fazer. Brincadeira dele, claro. Hahahahaha. Fico, entretanto, indignado quando não consigo cumprir com o compromisso assumido. Desculpa aí, Kybe. Na próxima serei mais pontual. Mesmo assim, fiz um baita treino com a galera das 7h. Vou contar em uma linha pra dar espaço pra o meu parceiro Fábio, que está compartilhando o treino dele conosco na sequência. Nadamos vinte minutos, retornamos à praia, fizemos três entradas no mar simulando prova, indo cerca de 200m mar a dentro e retornando, depois fiz outra entrada pra soltar e voltei pra fazer cinquenta minutos de bike no rolo.
 
Com o parceiro Fábio após a natação
         Gente, quem está compartilhando o treino conosco hoje é meu amigo e parceiro Fábio Ribeiro. Esse cara é daqueles que todos querem ter como amigo. Pode ter alguém gentil igual a ele; mais que ele não tem. Médico cardiologista renomado, esportista de vocação e triatleta por teimosia. Sim, porque com a carga horária dele, tem que ser muito teimoso pra fazer provas de Ironman. Essa teimosia, porém, é pra ser mais do que elogiada. Na piscina do Paula Ramos, onde a Ironmind manda seus treinos, Fábio é um exemplo de dedicação e companheirismo. Sempre que pode, passa dicas pra gente melhorar a técnica. E faz, como nenhum outro, os tiros progressivos. Agora, abro o espaço pra ele contar um pouco de si e como foi o treino dele hoje. Bora, Fábio, estás com a palavra.


         Meu nome  nome é Fábio Ribeiro e tenho 53 anos. Desses, os últimos dez foram de dedicação ao triathlon. Antes eu treinava natação e participava, principalmente, de travessias em águas abertas. No esporte das três modalidades fiz provas em vários tipos de distância, mas destaco três de Ironman. Meus melhores tempos em competição foram:
41’ numa corrida de 10km;
4h45’ num Meio Iron e
11h30’ num Ironman


Hoje fiz, junto com minha equipe, a Ironmind, o treino de transição em Jurerê. Minha preparação começou na sexta com uma refeição à noite, por volta das 21h - salada mista, carne e arroz integral. Na ceia, uvas. Bebi apenas água. Hoje acordei às 6h descansado e pronto pra o treino. Preparei meu café da manhã com suco de uva e limão, duas bananas amassadas com aveia, semente de girassol e linhaça dourada. Dois ovos cozidos fizeram o complemento. Sabendo que um treino forte me espera, procuro comer bem sem ficar pesado.
Chegando no La Serena, onde a equipe se reúne, preparei a bike no rolo, o tênis pra correr e segui para a praia, onde ouviria o briefing do treinador Roberto Lemos. Fiz dez minutos nadando pra aquecer. A água estava uma delícia. E assistir o nascer do sol nadando foi ainda melhor. Já aquecido, dei três tiros de entrada e saída no mar simulando uma competição. Pauleira. Após a natação, uma hidratação com isotônicos se fez necessária antes de iniciar o ciclismo indoor.

Hélio, Fábio, Ivone e o Gile antes do treino
         Após 15’de aquecimento na bike, tivemos 5’ em marcha média, ritmo de prova, com cadência de 85rpm seguidos de tiros em giro máximo e marcha leve. Fomos então pra duas séries de quatro tiros de 30”muito fortes em marcha média com 30”de intervalo girando solto. Foi pra matar. Pra finalizar, dez minutos em ritmo de prova girando a 85/90 rpm. Aí precisei me hidratar bem pra seguir com a terceira parte do treino – a corrida. Fiz um progressivo de 5k. Iniciei com um pace de 5’15 e fechei com 4’30, totalizando 25’em 5k. Finalizada a transição, procurei me hidratar bem e comer um carboidrato.  


         Quero agradecer ao Fábio pelas palavras e dizer ao Kybe que seguirei o conselho dele. Por outro motivo, no entanto. Me perdi na marcação do treino no Garmim e fiquei sem o registro da natação. Hahahahaha. Fica pra próxima. By, by. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário