terça-feira, 7 de março de 2017

Márcia Almeida é exemplo de mulher triatleta

Márcia completando o Ironman Floripa 2016
   Continuando a semana internacional da mulher, no treino de hoje abro espaço pra outra triatleta que está representando a turma feminina. E será assim até domingo. Meu treino vai lá pra o final do post. Primeiro elas. Dessa vez, quem está abrilhantando o blog é minha amiga Márcia, a quem o Fernando Guimarães (da Iromind) apelida de Deusa da Raça. Casada, 45 anos, mãe de três filhos e auditora fiscal da Receita Federal, Márcia Almeida precisa mesmo de muita raça pra fazer triathlon e ainda por cima subir ao pódio na maioria das competições que participa. Vou deixar, entretanto, que ela mesma conte mais a seu respeito e do treino que fez hoje. Pronto, dona Márcia, o blog é seu:
Márcia comigo hoje no treino de natação
         Tive a sorte de começar no triathlon tendo Roberto Lemos (treinador da Iromind) como técnico em outubro de 2012. Antes,  já nadava e corria. Comecei a nadar em 2006, dois anos após me mudar do Rio de Janeiro pra Floripa. Meu marido participava de provas de maratona aquática e, para acompanhá-lo, passei a nadar. Eu ia assistir as provas e fiquei super animada de participar também. Entrei para a corrida em 2009, e dois anos depois fiz a Maratona de Porto Alegre e a de Floripa. A partir dali, comecei a flertar com o triathlon. Me lesionava demais na corrida e achei que, fazendo as três modalidade juntas, talvez diminuísse a intensidade da corrida e viesse  a sofrer menos lesões. Acho que deu certo. Treino todos os dias. Adoro a rotina, disciplina, paciência e organização que o triathlon demanda. Cai como uma luva para mim. Meus objetivos no triathlon em 2017: Iroman Floripa e três Meio Iron – Caiobá, Rio de Janeiro e Challenge Floripa -, além do circuito de provas da Fetrisc (Federação de Triathlon de Santa Catarina).

Pedal no rolo assistindo a Netflix fica fácil, né?
         Meu treino hoje começou às 6h15, com treino de Vo2 na bike. Treino curto, mas intenso, feito no rolo. Assistindo a Netflix fica fácil. Depois fui pra academia fazer um trabalho de reforço muscular. Ao meio dia, uma seção forte na piscina do Paula Ramos – 600m aquecendo, mais 6x25m, mais 8x200m. Depois dessa brincadeira, almoço e trabalho. Ah, e mais tarde, já em casa, rola um funcional – varrer casa, lavar louça, roupa, fazer janta e por aí vai. Tudo conforme a planilha do Roberto. Rsrsrs. Sobre minha alimentação de hoje: às 5h45, café da manhã  (sempre o mesmo todo dia). Já viu que não me incomodo em fazer a mesma coisa todo dia, né?  Café preto batido no liquidificador com óleo de coco mais dois ovos mexidos. Sempre acompanhado de ômega 3. No pré-treino: 200ml de água com palatinose e beta alanina. Pós-treino de musculação: whey isolado com waxy maize, beta alanina e glutamina.  Pré-treino de natação: banana com pasta de amendoim. Pós-natação: almoço – hoje foi peito de frango com salada e batata doce. Em treinos longos de corrida e bike, além do pré-treino de hoje levo gel de carboidrato para tomar a cada uma hora e garrafinha com accelerade (só na bike).

Academia pra reforçar a musculatura
 
Com a família

Treino de transição aos sábados em Jurerê

Com o Pte da Fetrisc recebendo o  troféu 

         Aí, mô filho, você fica sabendo porque a Márcia foi terceira colocada geral feminino no ranking da Fetrisc em 2016. Como diz meu amigo Pina, “treinar funciona”. Aproveito pra fazer um resumo do meu treino de hoje.

Resumo do treino

Ciclismo
Distância: 40km
Tempo: 1h19
Ritmo: 30,5km/h
Subida: 228m
Descida: 257m

Natação
300m aquecendo
8x25m

6x250m

Nenhum comentário:

Postar um comentário