segunda-feira, 1 de maio de 2017

No dia do trabalho teve treino e teve mais um relato de competição


         Este blog sempre estará aberto aos meus amigos triatletas que queiram postar seus treinos e relatos de competições. Quando acontece isso, meu treino vai lá pra o fim do post. Continuando no Triathlon Olímpico de Jurerê, realizado ontem, quem divide sua experiência conosco é meu parceiro da Iromind, Guilherme Santos de Oliveira – outro Gui. Ele nasceu em Laguna, tem 27 anos, é bancário e mora em São José (Grande Florianópolis) faz um ano e meio. Descobriu o mundo da corrida há três anos, mas estava longe de ser um sedentário. O cara foi atleta de handebol na adolescência. Seguindo a linha de muita gente, começou a correr pra perder uns quilinhos. Aí pegou gosto e já nos primeiros meses encaixou uma meia maratona. No embalo, fez uma maratona em seguida. E vieram outras maratonas. E vieram as ultra maratona. E vieram as... Não, não, quem veio foi o triathlon. Há exatamente um ano ele entrou na Iromind pra treinar com Roberto Lemos. Deu pra ver que esse menino tá mal intencionado, né? Hahaha. Anotem o nome dele, esse lagunense vai longe. Ao me escrever ele destacou: “trabalho oito horas diárias, pelo menos, mas treino todo dia pra evoluir sempre”. Então borá, Guilherme, conta aí como foi a prova. 

Primeiro vamos à parte técnica da prova. Triathlon Olímpico de Jurerê, 2ª etapa do Catarinense! Meu primeiro Triathlon Olímpico. Dobra a distância do que eu já havia feito – sprint. Fez-me ver que gosto mais de distâncias maiores mesmo. Sobre a prova: um dos piores dias na natação. Pedal justo, conseguindo ficar em alguns pelotões, mas na maior parte sozinho. Saiu o que era pra sair. Corrida foi do jeito que eu esperava, saiu um recorde pessoal nos 10k (numa prova de triathlon conseguir um recorde pessoal de uma modalidade não é fácil não).

Foi assim:Natação - 1730m em  35’59” / ritmo médio de 2’05”/100mT1 2’08”Bike - 40km -  1h12’53” / média de 33,1 km/hT2 0’40”Corrida - 9,9km em 39’27” – pace de 3’57”/kmTempo total de prova:  2h31’07”Era o que eu imaginava que sairia. No geral gostei e sei que tenho muuuito pra melhorar. Então bora treinar mais. 

         Agora vamos ao antes, durante e depois da prova. Acordei bem cedo. Estava muito frio na grande Florianópolis no domingo cedo. Partimos, eu e minha esposa/staff, Drica, para Jurerê e chegamos lá perto das 6h10’. Fui pra transição deixar as coisas, como sempre acontece nas provas da Fetrisc. Fiquei ao lado do Gui Garcia, que é um triatleta top aqui de Floripa. Ficamos conversando enquanto arrumávamos as coisas e ele não achou os óculos de natação. Ficou preocupado e nos deixou com assunto para risadas naquele momento. Ajudou a esquentar um pouco e ficar mais tranquilo pra prova! Voltei pro carro, coloquei a roupa de borracha, passei no banheiro e fui pra largada.


         Largamos quando o sol estava nascendo. O mar estava uma piscina e não tinha vento, porém o frio continuava a incomodar. Alguns metros após largar meu óculos embaçou todo, ficando muito difícil de ver as boias. Assim tentei nadar junto com outras pessoas pra não me perder. Já no fim da primeira volta (foram 2) eu vi que estava muito pra trás, ajeitei o óculos e fui pra segunda volta tranquilo, sabendo que teria que fazer muita força no pedal e corrida. Sai da água, cheguei na transição praticamente vazia, peguei a bike e parti pro pedal ainda com muito frio. Fui pedalando forte o tempo todo, peguei alguns vácuos mas não fiquei muito tempo neles. Fiz minha prova, eram 6 voltas e isso é legal porque conseguimos ver a turma toda várias vezes e nos motivar com isso. Além de passar varias vezes pela família e amigos que berram e torcem muito.


         Quando larguei a bike na transição, coloquei o tênis e sai pra correr, já na saída da transição a turma que assistia deu aquele incentivo e gritei: ‘Agora o bixo pega’.  Pra mim a corrida é a melhor parte. Assim foi. Nas quatro voltas consegui correr tranquilo, mantendo respiração e concentração, incentivando e sendo incentivado pelos outros atletas e amigos. Ali passei muita gente, mas não o suficiente pra ter um bom resultado, mas com calma ele vira. 


Resumo do treino do Gile hoje





Nenhum comentário:

Postar um comentário