quinta-feira, 9 de março de 2017

"Sim, há pessoas razoáveis no mundo"


         Nem ouso escrever nada sobre meu treino, deixo tudo por conta da minha amiga Edith Gondin. Ela é mãe de um rapaz, uma mocinha e um guri. É procuradora do Estado de Santa Catarina, canta na noite, ou melhor, se apresenta, veleja, nada, pedala, corre... E haja correria pra tanta coisa. Com vocês, Edith.

         Semana da mulher... algumas vezes achei que isso já era coisa ultrapassada, do tipo “agora chega né, somos todos iguais já”. Mas recentemente vi que ainda é necessário... infelizmente!

            Minha trajetória no triátlon começou faz 30 anos, quando conheci a Dona Naida Freitas, sempre confundida como minha mãe nas provas – primeiras provas de triátlon aqui em santa catarina e nos estados vizinhos. Ela também competia, então as pessoas deviam achar que ela era o exemplo seguido pela “filha” Edith, pois eu estava sempre grudada nela querendo ouvi-la.

À direita, com as amigas Cris e Ivone
         Então vejam só como as coisas são curiosas na vida. Uma vez um passarinho maledicente me disse que eu deveria treinar menos e dar mais atenção aos meus 3 filhos. Por um tempo fiquei pensando a respeito e, lógico, com culpa. Depois me lembrei de tudo que já passei e das pessoas que serviram de bom exemplo para mim e então concluí o obvio: ao treinar eu estou dando atenção aos meus filhos sim; ensinando-lhes a ter garra, persistência, ética, sabedoria, limites! Tudo isso em apenas algumas horas de treino!!! Ai, ai, quantos pais não conseguem ensinar nada disso em anos!? É assim que vejo o triátlon! Um ensinamento constante e sempre tem mais a cada dia. Eu ainda não sei trocar meu pneu, por exemplo. 

Fazendo selfie com a galera da Iromind
         Como iniciei ainda solteira, tive que interromper os treinos e voltar do zero por 3 vezes. Foram 3 cesarianas e amamentação até um ano de idade de cada um deles! Afinal, após já ter alguma experiência no triátlon eu sabia bem o que era persistir, querer resultado e naquele momento eu queria filhos fortes, saudáveis, para em seguida eu retomar os “ensinamentos” práticos que o retorno aos treinos invariavelmente nos dão às duras penas!

Hoje, se alguém me pergunta como dou conta, respondo que o triátlon faz parte da educação das crianças, eu preferi o exemplo prático. Foi uma escolha. Também faz parte de uma terapia para eu melhorar meu  desempenho no trabalho, tenho mais disposição, menos dores na coluna, mais vivacidade para enfrentar serviços enfadonhos e grotescos que não raro nos são jogados nas mesas de trabalho. Mas é lógico que eu não faria tudo isso sozinha: tenho amigos e parte da família que me apoia. Sim, há pessoas razoáveis no mundo!
 
Ainda sobra um tempinho pra velejar

TREINO DO DIA 09 DE MARÇOD E 2017

Hoje tive apenas natação ao meio-dia, toda quinta é assim. Fizemos 750 metros de aquecimento e series de 8x de 25, 8x de 50 e 8x de 75, todas com palmar, o que garante sempre uma força além do normal, tal como é costumeiramente o treino do Roberto lemos... “além do normal”. Era para ser treino leve, mas nunca é assim com este técnico. Gosto dele.

Ele disse hoje, como em outros treinos, que era somente para a gente nadar na posição”. Mas nunca é bem assim quando ouço a largada da serie e parece que não sou apenas eu... minhas companheiras também se esmeram, afinal não estou (nem elas) ali para brincadeiras, apesar de saírem umas boas risadas de vez em quando.

Acordei hoje as 6hs e tomei café mas voltei para a cama após despachar a gurizada – em duas etapas - para escola (Jesus abençoado! Hj não tinha ciclismo de manha cedo!!!).

No dia anterior havia bebido algo de vinho a mais que o “indicado”, já que em todas as quartas a noite recepciono em minha casa um sarau de musicoterapia que vai até as 23hs. Acordei novamente as 9hs para trabalhar e antes de sair de casa para a natação tomei minha capsula Pré-treino devidamente indicada pela Nutri. Comi apenas algumas castanhas antes de sair de casa porque de manha meu café foi mais calórico do que o devido: café preto com palatinose e uma grande fatia de bolo de fécula de batata com geleia de damasco (afe! Como é bom... minha mãe fez).

Durante o treino desisti de levar garrafinhas com agua, suco e palatinose... simplesmente não consigo ingerir nada durante treino de natação. Hoje então foi sem nada mesmo, nem água. Após o treino meu corpo pediu proteínas e então comi carnes (frango e carne de boi) com chuchu e repolho. Nada mais. E acabei de me lembrar que esqueci de tomar minha capsula pós-treino (afe!).

Mantenho dieta relativamente balanceada com suplementação. pois para manter o pique sem desmaiar de cansada durante o trabalho ou a lida com as 3 crianças que cuido sozinha tenho que ter foco, disciplina e uma ajudinha prática também, senão não dá mesmo. As capsulas são formulações pessoais de princípios naturais como chá verde, guaraná, vitaminas e minerais e algumas substancias como quercetina e niacina. Tem ajudado, faço exames regulares de sangue e sempre com bons resultados, e me sinto sempre bem e disposta para cumprir a planilha e cuidar do resto da vida.

Enfim, hoje treino bom, tranquilo, não foi o pior deles mas também não foi para fazer rindo à toa. Sempre saio muito cansada da piscina e hoje não foi diferente. Mas é um cansaço bom, regenerativo, estimulante, desafiador.

Ah! Quase me esqueço: entrei na água com dores musculares advindas de agachamentos de quarta pela manha (sim, tenho posterior de coxa bem fraca) e sai do treino já um pouco melhor; esta é a magia do triátlon.


Bem-vindos ao triatlon na modalidade “expectativa”, ou podemos chamar também “performance”... como queiram! Adoro!

Canta muito, essa "muié"

O menino da foto agora é um rapaz


Resumo do meu treino

Bike: 
1h10 (no rolo porque a chuva não deu moleza)
20' giro moderado progressivo incluindo 5 sprints de 30" a 110 RPM
4x4' big gear c/60rpm c/2' moderado
2x6' carga média a 80% aumentando a cadência a cada 2'
10' giro moderado

Natação:
750m de aqueciento
8x25m
8x50m
8x100m
100m livre pra soltar

4 comentários:

  1. Meu, realmente equilibrar treino com família e trabalho é para poucos. Não consigo ter essa disciplina toda. Parabéns a ela.

    ResponderExcluir
  2. Aêêê prima, realmente não é facil conciliar tudo e tão bem feito. Ótima matéria. Parabéns. Bj

    ResponderExcluir
  3. Esse corpinho não é genética?? Ah tá, não é, desculpe, achei que era... Zoação a parte parabéns pela disciplina e determinação.

    ResponderExcluir