quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Nutrição boa não ajuda, mas a ruim atrapalha

Baixo carboidrato não faz você perder massa muscular
         Pra variar, o friozinho da manhã me disse que o mais prudente seria fazer o pedal de aquecimento dentro de casa. Bike na varanda só no verão. E conforme já contei em outro post, aqui no CT caiu num domingo do mês passado.  Maluko fica junto, talvez acreditando que poderá me defender de um possível agressor que por acaso escape da vigilância de Paffa e Feiona. Disposto a cumprir o intervalado de corrida programado, tomo minha xícara de café, coloco gengibre com água na caramanhola e começo a aquecer na magrela. No youtube, assisto a um vídeo que o Danilo Balu postou na página dele do Facebook.    O quê, não conhece o Balu? Kkkkk. Essa pergunta foi manchete de uma postagem deste blog.
Sob os cuidados do Maluko
         O cara é Bacharel em Esporte pela USP, fez Nutrição também pela USP, além de Engenharia Civil e Ciências Atuariais – essa última nem faço ideia do que seja e não quero pesquisar no Google porque vai parecer que eu sei. O danadinho é autor dos livros O Nutricionista Clandestino e O Treinador Clandestino. No vídeo, o assunto é se uma dieta Low Carb faz perder massa muscular, como afirmam trocentos nutricionistas. Segundo ele, “os grandes portais, nas sessões de saúde, e programas matinais que falam sobre nutrição têm um talento muito grande de juntar especialistas que tem uma enorme deficiência em conhecimento técnico de treinamento e de nutrição”. E não é que é verdade, “homi”?!!!  Essa turma alardeia que Low Carb (baixo consumo de carboidrato) compromete a massa muscular, ou seja: há perda de músculo. Eu mesmo tenho presenciado papagaios repetindo isso quase que diariamente nos meus escutadores de forró. “Gile, se você não aumentar o consumo de carboidrato vai perder performance”, é o que mais ouço. O interessante é que, depois que mudei meus hábitos alimentares e diminuí drasticamente o consumo dessa porcaria, meus treinos só evoluíram. Balu lembra que a gordura corporal é regulada pela dieta, mas quem regula a massa muscular é o treinamento. É até óbvio. Quem quer ficar forte tem que treinar. Ele ainda polemiza: “a nutrição boa não vai te ajudar, mas a ruim vai te atrapalhar”. Sabendo que só com treinamento é que vou melhorar, desço da bike, calço meu pisante de R$69,90 e saio pra correr.
Tênis de R$69,90 - ótimo
         Trotezinho até o asfalto, cinco quilômetros progressivos conforme os batimentos cardíacos e... Iniciem-se os tiros. São seis tiros de duzentos metros saindo em 1’30”. Pra quem não é da área, significa que tenho um minuto e meio pra fazer os duzentos metros e descansar até o próximo tiro. Procuro o local mais plano do Circuito de Santa Isabel pra fazer a estripulia. Plano, plano, não é. Terminada a série, mais oito disparos de quatrocentos metros saindo em 2’30”. Mesmo raciocínio: percorrer a distância estabelecida e descansar no tempo de dois minutos e meio. Quem regula a massa muscular é o treinamento, não é isso? Então tá. Já cansado, tenho mais 1,6km de corrida moderada. Pronto, treino feito conforme o coach prescreveu. Quase feito, na verdade, porque além do que a planilha ordena, faço uma caminhada de 3k. Desses, 1,5k é descalço na estrada de terra.

Porque a corrida é melhor com esse visual 
         Em casa, tomo um copo de soro de leite, como uma banana e um considerado pedaço de fritada. Lá em baixo você encontrará a receita da fritada. Vendo que a chuva não demoraria, encho o tanque da roçadeira e faço um funcional caipira - uma hora cortando mato em terreno irregular. Aí, mô filho, a água gelada do riacho vem a calhar. Pense num gelo hoje. Almoço por volta das 15h. Sobrecoxa de frango assado e legumes. E um pedaço de cupim na grelha que sobrou da segunda feira. A garoa que caiu por toda a tarde deixou o clima propício pra um merecido descanso. Amanhã tem mais. Vlw.

Fritada também é low-carb
Resumo do treino
Bike no rolo: 40’
1,5km trote na estrada de terra
5km ritmo moderado e progressivo
6x200 saindo em  1’30 (p/44"- 43")
8x400 saindo em 2’30 (p/1'30" - 28")
1,6km moderado
Distância total: 11km / Tempo: 48’36 – pace: 4’24

3km caminhada / 1,5 descalço - Tempo: 38'


Receita da fritada: 
Ingrefiente: 4 ovos, 1 cebola, 3 folhas de couve mineira, 3 folhas de rúcula, 3 folhas de alface, pimenta do reino, sal, 1/2 cenoura ralada, 1 colher de sopa de queijo ralado, 1 colher de sopa de bacon picado, azeite de oliva. Obs: as verduras podem ser as que vc tem em casa. 

Mode\o de fazer: Picar as verduras, colocar tudo numa bacia e misturar com os ovos, menos o bacon. Frite o bacon com um pouco de banha, acrescente os ingredientes e tampe. Espere dourar e vire pra dourar o outro lado. Sirva quente. É low carb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário