quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"Se o treino não for intenso, nem precisa pensar em carboidrato"

Ina competindo
         Quarta, todos sabem, é o dia mundial dos tiros de corrida. Antes de cumprir esse ritual, faço meu aquecimento pedalando no rolo. Enquanto pedalava, conversava com amigos da Iromind num grupo de whatsup. E o papo rolou em torno de um artigo sobre carboidrato que um dos nossos atletas compartilhou. Se gerou uma boa conversa, valeu. Só nesse aspecto mesmo. A fonte da informação já indicava a péssima qualidade do material. A revista Veja não consegue fazer jornalismo, que é o seu eixo principal, imagine quando entra por outras vertentes. Fico embasbacado ao perceber a facilidade que esse pasquim tem de atrair profissionais tão desqualificados para seus quadros. A médica autora do texto, que pelo visto entende tanto de nutrição quanto Calixto – o galo aqui do sítio -, deixa a entender que fez um apanhado de informações sobre o assunto na internet, balançou tudo num saco de gato e o resultado publicou na revista. Quando ela diz que uma das funções do carboidrato no organismo é aumentar a massa muscular, eu desisto. Não dá pra discutir. Melhor fazer meus tiros. E já que o assunto é alimentação, vamos ver o que a triatleta Ina Ostrom tem a falar sobre isso? Com a palavra, Ina:


          "Meu nome é Ina, tenho 28 anos e pratico triathlon há quatro anos. Sou formada em química e possuo relativo conhecimento em bioquímica de metabolismo. Já fiz dieta de baixo consumo de carboidrato e elevado de gordura. Quando você tem uma alimentação de baixo carbo e alta gordura sua performance melhora, seu metabolismo fica mais eficiente porque trabalha bem utilizando o tecido adiposo como fonte de energia. Sim, tecido adiposo como fonte de energia é muito mais gigante que reserva de glicogênio. Há um ganho de performance por tudo isso e pela perda de peso, principalmente de gordura.

Mas tudo tem uma limitação que é a alta intensidade. Acho legal periodizar a alimentação. Nos dias off ou de menos treino não há necessidade de consumo de carboidrato, ainda que frutas e outros alimentos em pequena quantidade não seja um problema. Nos dias antes de prova, antes de treinos intensos e na recuperação destes, é essencial um consumo consciente de carboidrato. Ajuda na performance, a evoluir. E fazendo treinos melhores desenvolve a musculatura, que vai manter essa performance. Cada atleta tem um objetivo e em cada momento é legal ir variando a dieta com o intuito de obter melhores resultados. Periodizar, então, é o segredo. Se não precisa de intensidade, se não é muito longo o treino, não precisa nem pensar em carboidrato. E isso é bom no período de base. Mas depois o carboidrato tem um papel importante.

Acho ruim demonizar qualquer macronutriente, como a mídia faz pra vender dietas específicas. Porque a natureza criou os três grupos – carboidratos, gorduras e proteínas. E todos eles têm sua devida importância. O problema é que exageramos em alguma coisa, e por causa da ideia de que precisamos comer tanto carboidrato é que chegamos aonde estamos".



Gente, vale ressaltar que estou abrindo esse espaço toda quarta feira pra que atletas compartilhem seus hábitos alimentares. Não é receita, não é prescrição e muito menos regras alimentares tidas como acertadas. É apenas a forma de se alimentar de cada um. Sem esquecer que alimentação de triatleta é bem diferente da alimentação de pessoas que não têm uma carga de exercícios tão intensa. O fato é que fiz meu treino todo em jejum, cumpri o que a planilha previa e no final comi uma maçã, duas bananas e duas laranjas. E segurei a onda de boa até o almoço. No lanche da tarde bastou três fatias de queijo com pasta de amendoim. E até agora -20h20 – to sossegado. Quando terminar de fazer a publicação desse post é que vou descer e preparar minha janta. Vlw.

Aquecendo e trocando ideia com os colegas da Iromind

Resumo do treino
Aquecimento
35’ pedalando no rolo
1,5km de caminhada, trote e educativos de corrida

Corrida
4km moderado progressivo
Pausa de 3’
2X
5X 400 saindo em 2’30” p/1’35”-33”
1X2km saindo em 10’ p/9’-8’30”

Soltando

3,6km de caminhada descalço

Nenhum comentário:

Postar um comentário