segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O tênis apropriado pra correr na montanha

Chegando em casa
        Segunda feira é o dia da semana em que saio da cama mais tarde. Hoje não foi diferente e desci pra o meu café quando já passava das sete horas. É bom quando o café e o leite já estão prontinhos. Aproveito pra botar comida para os pássaros que vem todos os dias cantar próximo à varanda da casa. Faço isso no mais puro estilo Rubinho Barrichelo. Enquanto isso o sol acelera e chega perto de minha área de transição, onde monto a bike no rolo fixo para o costumeiro pedal de aquecimento. 
Aquecimento funcionando
         Por volta das oito horas, quando começo a fazer força sobre a magrela, o calor do sol já espantou a friaca e o pedal fica mais aprazível. Em quarenta e cinco minutos de giro, bebo quase uma caramanhola cheia de água com gengibre. E a corrida de hoje era na montanha. Disparado, pra mim, o melhor treino de corrida.
 
Hora de sair pra correr
         Coloco um par de tênis apropriado pra correr em estrada de terra e inicio a pauleira quando faltam sete minutos para as nove horas. Fazia mais de dois meses que eu não fazia esse percurso. É praticamente descida e subida. Não tem cem metros seguidos de plano. No máximo, um falso plano. Imagino que vou sofrer devido ao pedal de domingo. Quando começo a subir o primeiro morro, sinto que a perna tá boa. Os batimentos sobem quando a inclinação passa dos vinte graus, mas não perco a força. Já fiz esse trecho várias vezes e sempre cheguei morrendo ao fim dessa primeira subida dura. Hoje cheguei bem, inteiro. Quando vi a estrada acabar, momento de fazer o retorno, percebi o ganho que tive nos últimos meses. Fiz o trecho de descida voltando numa cadência alta, evitando assim o risco de lesão. Correr em maio a natureza, sem nada pra incomodar, exceto um cachorro mal educado ou um caminhão de verdura, é prazeroso por demais.
 
Dividindo a estrada com o caminhão de verdura
         As pedras soltas exigem mais dos tornozelos e dizem que preciso estar atento. O tênis apropriado é outro diferencial. “Que tênis você usa, Gile?”, você pode estar me perguntando. Uso um que tem solado, palmilha e cadarço. Leve e confortável pra o meu pé. E custou R$ 69,90. De tão barato, comprei mais de um do mesmo modelo e na mesma cor. Pra quem iniciou calçando um coturno, tá bom pra caramba. Se eu te disser que em certos dias de inverno chuvoso cheguei a correr de bota sete léguas?  Ah, pois é. Machucou meu pé? Não. Lesionei? Não. Meus tempos melhoraram? Sim.

Denise em sua caminhada acompanhada de Paffa e Maluko
         O Segundo morro é um pouco menos inclinado, porém mais longo. São 3,5km de subida. Nem parece que pedalei ontem. Tenho mais 1,5km de descida antes de retornar e subi-lo por seu lado mais íngreme. Quando termino, encontro Denise que está fazendo sua caminhada. Uma mangueira com água na beira da estrada convida pra um banho. Não levo águas pra esses treinos mais curtos e o calor que estava fazendo dá uma castigada na carcaça. Por conhecer bem a região, não tomo dessas águas. Os proprietários costumam usar agrotóxicos em excesso e alguns criam porcos que contaminam os cursos de água. Aproveito, porém, pra molhar a cabeça.
 
Pra refrescar a cabeça

         Encerrado o treino, caminho com Denise e os cachorros por 2,5km. Chegando em casa, o melhor recovery do mundo – o riacho de águas geladas e a hidromassagem. Uma manga e uma maçã é o pós treino perfeito. Por volta do meio dia já estamos na mesa pra almoçar. Gente, adoro frango com legumes ao forno. Se vem com uma salada e ovos fritos, então... A tarde foi de chuva e fiquei impossibilitado de realizar trabalho externo. Um funcional com borrachinha e bola de pilates veio bem a calhar. Amanhã tem pedal e natação. O pão de queijo nosso de cada dia e um bocado de iogurte natural com pasta de amendoim completam o tanque pra aguentar o tranco do dia seguinte. Que venha, então.
Hora do funcional

Resumo do treino
Bike no rolo (aquecimento pra corrida)  - 45’ Início às 8h01’
Corrida em terreno com elevação(estrada de terra):  Início às 8h53’
Distância: 12,2km
Tempo: 1’13’56”
Pace: 6,03’/km
Elevação: 506m

Um comentário:

  1. Boa Gile! Muitos dão bola para o valor do tênis, achando que fará (muita) diferença! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir