sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Faça jejum e fique limpo

Segurança pra o banho
          Tá cada dia mais frio cá por estas bandas de Santa Catarina. Fica difícil sair da cama em pleno verão, às 6h, quando o termômetro marca 130. Será um outono fora de época? Seria, então, o Outonico? Santa e abençoada xícara de café com leite. 
Aquecimento vestindo casaco
         Pedal no rolo mesmo só quando o relógio indicava quase oito horas e o Garmim marcava 14,90C. Mesmo assim, fui obrigado a tirar um casaco pra suportar o friozinho que chegava da banda do riacho. Passados quinze minutos e com o corpitcho aquecido, livrei-me da roupa de inverno. 

Cuidado especial com o material de corrida 
         A essas alturas, Uronal Zancan, médico ortopedista e do esporte, já estava discorrendo sobre o ganhador do Prêmio Nobel de medicina em 2106, o biólogo japonês Yoshinori Ohsumi. O asiático venceu por suas descobertas sobre os mecanismos de autofagia, que nada mais é do que o mecanismo que a célula utiliza pra se livrar de suas partes defeituosas. Ou seja, é célula comendo célula, numa linguagem simplificada. E o que desencadeia esse processo de limpeza? Tcham, tcham, tcham, tcham... O jejum, mô filho. Quando falta nutrientes, o corpo começa a devorar aquilo que não presta nele. Faça jejum e fique limpinho, então. Hahaha. As três principais religiões da terra apregoam o jejum como forma de purificação. Meeeeeeee! Ainda deu tempo de assistir outro médico, Ricardo Zanuto, trazendo informações a respeito da testosterona. Antes de soltar a sapatilha e sair pra correr, um vídeo de humor não pode falar. 
Luiz Felipi recebeu a medalha das mãos da então presidente Dilma
Se preparando pra viajar ao Rio de Janeiro onde receberá a quinta medalha 
          A planilha manda correr 16km. Inicio com um trote de 2k, preparando o corpo pra correr. Não sei se acontece com todo triatleta, mas os primeiro três ou quatro quilômetros são sempre muito sofridos. Parece que vou abortar o treino. Depois encaixo a corrida e acho minha, digamos, velocidade de cruzeiro – entre 4’30 e 4’45 no plano. No circuito de Santa Isabel, vale lembrar, não tem plano. Todofeio e Magapatalógica estão sempre no meu caminho, latindo quando passo. Bato o pé no chão com força e eles correm. Daqui a pouco se acostumam. Sem nuvens no céu, o calor não perdoa a falta de água. Termino a série e peço um pouco de água a uma moradora que acompanha diariamente este blog. Chama-se Marlene Pfleger. Só então fico sabendo que o filho dela, Luiz Felipe Pfleger, 16 anos, é o primeiro pentacampeão catarinense na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). E tá ali, quase anônimo. Não me leve a mal, mas cadê o reconhecimento? Se tivesse vencido um torneio mequetrefe de futebol sairia nos principais jornais do Estado. É, pra mim, uma honra saber que estou treinando próximo a um grande campeão. E a casa deles agora será chamada nesse blog de “a casa do campeão”. Parabéns, Luiz, você é o cara de Águas Mornas. 
Dia de banho no trio 
         Ainda tenho 2,5km de caminhada até o riacho. E hoje a água tava geladíssima. Aproveito pra dar banho no trio latidor do sítio – Paffa, Maluko e Feiona(Fiona, pra você). Gelo e hidromassagem aceleram a recuperação muscular, viu. Um mamão, uma maçã, uma manga e uma laranja é o meu banquete da manhã. No almoço, o RO (resto de ontem) recebe uma cobertura de ovos fritos na banha de porco. Uma xícara de leite com café ajuda a esquentar. A tardinha tem pão de queijo. À noite tem tapioca no leite de coco. E por hoje é só. Amanhã tem mais.



Resumo do treino

Pedal no rolo: 40’

2k de aquecimento, trote – às 8h41

16k 1h17’  / pace: 4’50

2,5km de caminhada

Isso às 8h30
Sem casaco não rola 


2 comentários: