sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O carro, a cadeira e o sedentário

Tem lugar melhor pra correr?
         Alguns animais sobem em árvores, o homem também. Alguns nadam, o homem também. Alguns correm curtas e longas distâncias, o homem também.  Alguns vicejam no frio intenso, o homem também. Alguns escalam, o homem também. Todos os animais forrageiam, o homem não. Opa, o homem não forrageia? Não mais. Forragear é se deslocar em busca do alimento. E nossos ancestrais faziam isso porque eram nômades. A evolução da humanidade trouxe-nos inegáveis vantagens, isso é óbvio, mas tem nos tornado sedentários doentes e fracos fisicamente.  O carro, por exemplo, é ótimo para que possamos nos deslocar por grandes distâncias no menor tempo possível. Quando, porém, precisamos dele pra ir de uma quadra a outra, ele nos mata aos poucos. O exemplo mais simples, pra mim, é o da cadeira. Acredito que nada é mais prejudicial a nós do que essa coisinha confortável que temos em nossas salas, quartos e até na cozinha. Fomos projetados pra nos deslocarmos. E de forma rápida quando as distâncias são curtas. É nosso comportamento natural. Observe as crianças que não sofreram muito ainda da influência dos adultos letárgicos. Estão sempre correndo, fazendo movimentos bruscos e naturais. A cadeira, no entanto, chama nosso corpo pra relaxar. “Gile, você é contra descansar”? Claro que não, cara pálida, mas pra isso é preciso estar cansado. O problema é que o formato da cadeira causa-nos sérias lesões ao longo do tempo. Observe as sociedades orientais e africanas. Veja que não usam cadeira. Sentam no chão. Passam muito tempo acocoradas. Isso é natural e não machuca. “E o que tem a ver isso com o treino, Gile”, um leitor mais irrequieto pode estar me perguntando. Bora lá, então.
Rolo, o melhor aquecimento pra mim
         Nem preciso dizer que tava frio e garoando quando acordei. Fiz o pedal no rolo dentro de casa pra melhor favorecer o aquecimento. Pouco mais de trinta minutos assistindo vídeos do Youtube. Aí calcei o tênis e saí pra o longo de corrida, que hoje não passou de 14k. Caminhei por 1,5km até o asfalto. Na boa, não alongo. E não alongo porque não vejo que essa prática tenha qualquer eficiência na prevenção de lesões. Prefiro, sempre, movimentos naturais. Enquanto caminho sobre um piso irregular e escorregadio, vou trabalhando toda minha musculatura e parte esquelética. Faço saltitos, acelero e desacelero, troto de costas e de lado, esse tipo de coisa. Chegando ao circuito, ligo o Garmim e começo o treino. Lá pelo terceiro km, encontro um senhor que anda com muita dificuldade usando uma bengala como apoio. Com todo respeito que o ancião merece, ele está no fim da linha. Não consegue mais correr, não consegue mais andar rápido, não consegue nem mais andar usando apenas as próprias pernas. Enquanto animal, acabou pra ele. “Mas a inteligência nos diferencia dos animais, Gile”, vai ter gente me dizendo. Sei disso, mô filho. Ainda bem. Gastamos até o último centavo que temos pra conseguir saúde, caso precisemos, correto? E saúde é o que nos faz caminhar, correr, escalar, nadar, pular... Exercermos nossas habilidades físicas animais. Quando não conseguimos mais correr, perdemos mais da metade de nós mesmos. Quando nem caminhar conseguimos, é triste, mas estamos no fim. “E o que fazer, Gile, já to no desespero”. Pense e estude mais sobre alimentação, sobre hábitos de vida saudáveis, sobre sermos animais completos. Mais do que qualquer outro animal.
 
Não dispenso a caminhada descalço

         Após os 14k moderados, paro no fim do asfalto, tiro os tênis e caminho por 1,5km. A casa pisada em falso, todo o corpo trabalha em busca do reequilíbrio. O contato com a terra libera energia. Os benefícios, gente boa, são inúmeros. E um banho de rio com direito a hidromassagem é o ápice. Acrescente duas bananas e uma manga e a satisfação será plena. Depois de refeito, ovos com bacon e uma xícara de café com leite foram um verdadeiro banquete. Só por volta das 15h é que vamos almoçar. Carne de panela com legumes é o cardápio. A janta é pão de queijo e crepioca. Porque amanhã tem a Travessia Baía Norte, prova de 4km entre a ilha de Anhatomirim e a praia da Daniela. Bora descansar a carcaça.
 
Baita recepção ao chegar em casa
Resumo do treino
Bike no rolo (aquecimento) – 35’
Caminhada de 1,5km em estrada de terra.
14km de corrida de boa
Pace: 5’02”
Ganho de elevação: 228m – porque correr no plano é chato pra caramba

2km caminhando, sendo 1,5km descalço em estrada de terra

3 comentários: