quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Não sabe criar cachorro, inventa de criar filho


       
A maior parte da estrada é a que não vemos
         Imagine você acordar após uma boa noite de sono, olhar pela janela e ver o clarão do dia se aproximando veloz por trás da montanha. Uau, hoje é dia de melhorar meu tempo de corrida. Pra isso, benditos tiros de 400m. Desço pra o meu café com leite. Geovanny já está preparando o café e aproveito pra botar a bike na varanda. “Mas não é treino de corrida, Gile, pra que a bike”, o leitor que perdeu uma ou outra postagem pode estar me perguntando. É que adquiri o hábito de fazer rolo antes de sair pra correr, gente boa.  Dessa vez, não precisei procurar a sapatilha porque a danadinha já estava presa no pedal da bike. Vivendo e aprendendo. Encho a caramanhola de água, coloco o bom e guerreiro gengibre pra dar-lhe sabor e faço os devidos ajustes na área de transição – a varanda. 
Pedalar no rolo é chato? Com esse visual?
         “Pedalar no rolo é chato, não é não?”. Ouço isso de muita gente. Concordo em parte. Particularmente, adoro pedalar na estrada, vendo o mundo se movendo. O treino no rolo, entretanto, tem seu valor quando bem conduzido. E, cá pra nós, com o visual que tenho ele é sempre prazeroso. Tomo minha xícara de café com leite e monto na magrela. Um vídeo sobre redução de queda de cabelo, feito pelo Dr Vítor Azzini, abriu a seção youtube no rolo. Não fico surpreso quando ele informa que alimentação é determinante pra uma boa qualidade do couro cabeludo. Mas fico cabreiro ao ouvir que a Rhodiola Rosea previne a queda dos cabelos. Cabreiro porque, primeiro porque entendi ele falar “radiola”, e segundo porque radiola rosa eu nunca vi nenhuma. Mais tarde, fui pesquisar e vi que a tal da Rhodiola é uma planta de regiões frias que, pelo jeito, até pra remendar pneu de bicicleta serve. O assunto me interessou e assisti outros dois vídeos na mesma linha. 
         
Só no youtbe
         Um deles, produzido por um canal de TV famoso no Brasil, contava a história de uma mineira que ficou careca e encontrou a cura tomando suco verde e comendo frutas. Ela fez escola e tem uma turma de amigas seguindo a dieta. No outro, um seringueiro faz uma mistura de ervas pra beber e, assim, voltar a ter cabelos, já que “armulhé não me queria mais”, conforme ele mesmo assegurou. Pelo que vi, funciona. O careca ficou menos careca e arrumou um casamento. Um maldoso dirá: “era melhor ter ficado careca”. Enquanto o pedal avança, mudo a temática do youtube e encontro um professor de climatologia da USP sendo entrevistado por Jô Soares. Dr Ricardo Augusto Felício ridiculariza a teoria do aquecimento global e deixa claro que “não é uma teoria, é uma hipótese, então ela não carece de prova científica, isso que é o pior”. Aproveito os últimos 10 minutos de rolo pra descontrair e vejo alguma coisa de humor com Jessier Quirino. Acredite, a corrida fica mais leve.
Sem cachorros é mais tranquilo
         Desvencilho-me da sapatilha ainda em cima da bike, pulo, calço o tênis e “se mando”. Procuro fazer os 5k iniciais em progressão, conforme recomendou o coach. Passando em frente a uma casa na vila de alemães, dois cachorros resolvem descobrir o sabor das minhas panturrilhas. Um deles vem latindo ao meu lado e o outro ataca por traz tentando morder meu pé. Retardo a passada e deixo meu calcanhar atingi-lo. Não é lá uma pancada, mas assusta o vira-lata. Gosto muito de animais e não fico satisfeito fazendo isso, mas minha integridade física está em primeiro plano. Uma senhorinha aparece gritando com os cachorros e reclamo com ela. Fico imaginando: ‘como é que certas pessoas não sabem criar um cachorro e inventam de criar filhos?’. Mesmo assim, vejo percalços desse tipo como sendo parte do treino porque me ensinam a lidar com adversidades.

         Após os 5km iniciais, é hora de esfriar o motor por 3 minutos. Estou próximo ao portal do lugarejo e em frente a uma casa onde tem quatro cachorros. Latem bastante, mas uma cerca bem feita impede-os de chegar até a estrada. Taí um cidadão que está apto a criar filhos. Parece bobagem, mas reflita comigo: você acha que uma pessoa que não sabe criar/educar um cachorro vai saber criar/educar um filho? Cinco ou seis comandos são suficientes pra que o cachorro vire quase um humano. A falta de cinco ou seis comandos pode transformar um humano num, digamos, quadrúpede.
 
Faz parte do treino
         Os tiro de 400m saem como planejado. Depois, tenho mais 2km em ritmo moderado. Faço o primeiro quilômetro em 4’27 e, mesmo num trecho de subida, acelero os batimentos e fecho o segundo pra 4’25. Daí foram 2,5km até a cachoeira. Mergulhei sem ao menos tirar os tênis. Uma manga, duas laranjas e uma banda de mamão é minha refeição matinal. Depois de meia hora na água gelada e algumas seções de hidromassagem, o vento frio me empurra pra dentro de casa. Uma nova xícara de café com leite me deixa satisfeito até a hora do almoço.

Resumo do treino
55’24” de bike no rolo fixo curtindo vídeos do youtube
Corrida
5km moderado progressivo
Tempo: 24’09” ; pace: 4’49”
Voltas: 5’36”/ 4’48”/ 4’37”/ 4’31”/ 4’33”
8 tiros de 400m com 1’ de intervalo
T1: 1’30”/ T2: 1’30” / T3: 1’27”/ T4: 1’27”
T5: 1’26”/ T6: 1’28”/  T7: 1‘24” / T8: 1’27”
2km moderado: 
Tempo: 8’54” – Pace de 4’26” (volta 1: 4’27” / volta 2: 4’25”)
2,5km de caminhada pra soltar a perna
30’ na água do riacho com direito a hidromassagem (faz parte do treino)
 
Suplementar pra que?
          Quando paro pra almoçar são 12h30. Verdura e legumes ao forno acompanhado de sobrecoxa de frango estão no cardápio. Frango com pele, só pra esclarecer, pois é a pele que vai me trazer a gordura que tanto preciso em minha alimentação. Como até me sentir saciado. Não tem essa de “como pouco pra não engordar”. Esse tipo de alimento não engorda, mô filho. A tarde tem um “paozim” de queijo caseiro com manteiga e café com leite. Na janta, cuscuz com ovo. I don’t Love New York, I Love cuscuz. Hehehe. Mas tem que ser cuscuz no leite de coco e com ovos.


3 comentários: